• Terapias Integrativas

    Terapia integrativa é uma prática terapêutica que busca complementar um tratamento tradicional. Em sua maioria, elas buscam trazer um equilíbrio energético entre corpo e mente, tratando o paciente como um ser inteiro, e não uma máquina de peças separadas.

    Esta visão interligada entre saúde física e mental faz com que a maioria das terapias incentive uma reeducação de comportamento, propondo que a pessoa tenha um domínio daquilo que faz bem ou não para sua saúde.

    Embora algumas pessoas acreditem que estas técnicas são apenas holísticas ou empíricas, no Brasil existem diversas terapias integrativas que já integram o SUS (Sistema Único de Saúde), possibilitando que mais pessoas tenham acesso a terapias não medicamentosas para manterem mente e corpo são.

    Aqui na Clínica Calen você pode ter acesso a diversas dessas terapias, veja abaixo todas elas e suas explicações:

    Reiki 


    Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Esta técnica busca fortalecer os locais onde há bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular e restabelecendo o fluxo de energia vital (Qi).

    A prática do Reiki responde perfeitamente aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções, podendo ser utilizada em pessoas de todas as idades, em qualquer estado de saúde.

    * Esta terapia é utilizada pelo SUS como terapia integrativa, através do Programa de Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

    Aqui na Clínica Calen você também encontra o Intuitive Reiki, uma técnica exclusiva desenvolvida pelo terapeuta Fábio Clins, que une as práticas de Reiki com outras ferramentas como Programação Neurolinguística, Meditação, Cromoterapia e Constelação Familiar e atua no campo físico, energético e mental trazendo luz e esclarecimento às dores físicas e emocionais.

    Constelação Familiar 


    Técnica psicoterapêutica de abordagem sistêmica e energética que busca reconhecer a origem dos problemas/alterações do paciente. Através dela é possível identificar padrões encobertos nas relações familiares fazendo com que, por meio do conhecimento das forças que atuam no inconsciente familiar e das leis do relacionamento humano, seja encontrada a ordem, o pertencimento e o equilíbrio, criando condições para que a pessoa reoriente o seu movimento em direção à cura e ao crescimento.

    A constelação é uma terapia breve que pode ser feita em grupo, durante workshops, ou em atendimentos individuais, sendo abordado um tema a cada encontro. Através dela você pode perceber e mudar padrões de comportamento, aprendidos inconscientemente, que afetam sua forma de relacionar-se consigo mesmo e com outras pessoas.
    Diversos temas podem ser constelados, entre eles:
    • Dificuldade no relacionamento familiar (pai, mãe, filhos ou outros);
    • Baixa auto-estima, sentimento de rejeição, desmotivação e/ou não sentir-se merecedor;
    • Padrão em atrair o mesmo tipo de relacionamento;
    • Dificuldade com dinheiro e crenças que fazem perder dinheiro e viver em escassez, independente de quanto ganha;
    • Padrões limitantes de comportamento;
    • Dificuldades entre sócios e em negócios.

    * Esta terapia é utilizada pelo SUS como terapia integrativa, através do Programa de Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

    Meditação 


    Prática mental individual milenar, descrita por diferentes culturas tradicionais, que consiste em treinar a focalização da atenção, diminuição do pensamento repetitivo e reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor, bem-estar e desempenho cognitivo.

    Esta prática promove maior integração entre mente, corpo e mundo exterior, ampliando a:
    • capacidade de observação, 
    • atenção, concentração;
    • regulação do corpo-mente-emoções;
    • desenvolvimento de habilidades para lidar com os pensamentos;
    • facilitação no processo de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação;
    • aprimoramento das interrelações – pessoal, social, ambiental – incorporando a promoção da saúde à sua eficiência.

    * Esta terapia é utilizada pelo SUS como terapia integrativa, através do Programa de Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

    Aqui na Clínica Calen você também encontra a Meditação Reikiana, uma meditação exclusiva criada pelo terapeuta Fábio Clins que une os benefícios da prática Reiki e da Meditação. Neste tipo de meditação são discutidos temas específicos e em seguida é realizado uma meditação guiada com a aplicação de Reiki.

    Acupuntura 


    Abordagem terapêutica, originada na medicina tradicional chinesa, que estimula pontos espalhados por todo o corpo por meio da inserção de finas agulhas, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças.

    Também é possível realizar o tratamento sem agulhas, neste caso utilizando a auriculoterapia, onde são colocados sementes de mostarda nos pontos energéticos da orelha.

    Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos mais antigos do mundo e pode ser realizada de modo isolado ou integrada com outros recursos terapêuticos. Através da regulação psíquico-orgânica do indivíduo, é possível tratar muitas coisas como:

    • Dores físicas;
    • Alterações emocionais como stress, ansiedade e depressão;
    • Insônia;
    • Problemas gastrointestinais, oftalmológicos e respiratórios;
    • (In)Fertilidade.

    * Esta terapia é utilizada pelo SUS como terapia integrativa, através do Programa de Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

    Florais de Bach 


    Terapêutica que se baseia no uso de essências florais medicinais para devolver o equilíbrio entre mente e corpo, permitindo que o corpo fique mais livre para o processo de cura, pois um dos princípios dos florais de Bach é que o estado emocional do indivíduo influencia o bem-estar físico produzindo ou curando doenças.

    Os Florais de Bach são 38 essências de florais e cada uma é indicada para uma emoção específica, podendo ser tomada individualmente ou misturada de acordo com o que o paciente estiver sentindo.

    Esta terapia pode ser utilizada em crianças, adultos e idosos e é um grande potencializador das demais técnicas integrativas.

    * Esta terapia é utilizada pelo SUS como terapia integrativa, através do Programa de Práticas Integrativas e Complementares (PICs).